Topografia

O Levantamento topográfico consiste na representação gráfica do relevo de uma determinada área, por meio de coordenadas georreferenciadas.

Esse procedimento tem como resultado a localização “exata” do local, além do mapeamento de toda a superfície do terreno, obtendo as informações de comprimento, altitude, forma e outras características tridimensionais.

O levantamento topográfico pode ser dividido em dois procedimentos: Planimétrico e Altimétrico.

Planimétrico 

O levantamento topográfico planimétrico, também chamado de planimetria, se caracteriza pela medição das projeções horizontais que definem uma área.

Esse tipo de levantamento é utilizado principalmente para determinar os limites de um terreno, como por exemplo: Demarcação, unificação e desmembramento de lotes urbanos e rurais,  o alinhamento de divisas, entre outros.

 

Altimétrico

A altimetria consiste nos métodos e técnicas que visam detalhar a superfície do relevo num plano vertical. Consiste na definição das alturas de um terreno, registrando o grau de declividade solo.

Sendo este trabalho fundamental nos serviços de corte e aterro para implantação e locação de obras urbanas ou benfeitorias rurais.

Quais o Benefícios do Levantamento Topográfico? 

Um bom levantamento topográfico proporciona uma maior e mais precisa variedade de informações essenciais para um  projeto bem-sucedido. Também significa a descrição exata e detalhada de um local, determinando as dimensões, elementos existentes, desníveis, acidentes geográficos, entre outros.

Compartilhar conteúdo

Galeria de imagens

Slider